Atividade fisica e Circulação

A prática correta de atividade física auxilia a circulação, já que os maiores troncos venosos estão localizados juntos aos agrupamentos musculares. Ao se contrair, o músculo também contrai as veias subjacentes que, por sua vez, têm válvulas que permite apenas que o fluxo sanguíneo suba.

Para que o fluxo venoso vença a força da gravidade e prossiga na sua trajetória normal, é necessária a contração muscular, além de uma respiração correta, que consiste na pressão abdominal negativa, isto é, uma expiração total. Assim sendo, músculos enrijecido são um fator determinante no funcionamento do sistema circulatório.
Exercícios físicos intensos, como a musculação, geram varizes apenas quando praticamos incorretamente e isso inclui também a respiração. Uma respiração abdominal correta consiste em uma expiração total sempre que haja contração do abdome. O que mais notamos é que as pessoas não "soltam" o ar durante a contração abdominal. Deste modo o ar reprimido aumenta a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. Isso, somado a uma hereditariedade, por exemplo, gera como principal consequência as varizes.

O pé também é um fator preponderante na circulação. Na planta do pé há um tecido semelhante a uma esponja, que é comprimido ao caminharmos. Neste processo acontece um movimento de flexão e extensão que auxilia a volta do sangue ao coração. Durante as atividades físicas o correto é sempre utilizar tênis anatômicos e leves.